Série sobre Diabetes - Fantástico (TV Globo) - Episódio 4

Olá, pessoal

Confesso que fiquei decepcionada com a série do Fantástico. Eu esperava mais sobre a Diabetes tipo 1, mas até que entendo o lado deles, de alcançar a massa e talz. Mas fiquei com a sensação que terei que continuar explicando detalhezinhos eternamente.

Pensei, pensei em como mostrar como fiquei brava, mas simplesmente não encontrava palavras. Até que entrei no blog da Ni, Minha Filha Diabética, e ela tirou todas as palavras da minha boca, da minha mente e do meu coração.

Por isso, reproduzo aqui o que ela escreveu por lá. Ni, assino embaixo quantas vezes você quiser!

Bom, esse foi o último episódio. 95% do que foi falado tem a ver com o TIPO 2.

Já que eles não fizeram esses esclarecimentos, entre tipos 1 e 2, faço eu, de um jeito fácil de entender, e meus amigos entendedores do assunto podem melhorar o conteúdo através dos comentário. Como só falaram do tipo 2, vou falar só do tipo 1.

AUTO-IMUNE - significa que, por alguma razão desconhecida, os anticorpos que lutam contra organismos que fazem mal pro nosso corpo endoidaram e começaram a achar que as células que fabricam insulina é que eram os invasores. (lúdico, não?) E aí começaram a lutar contra algo saudável e destruir, por engano, as ilhotas produtoras de insulina que ficam no pâncreas. NADA PODE SER FEITO CONTRA ISSO … E NADA QUE VOCÊ TENHA FEITO CAUSOU ISSO. Não existe nenhuma explicação científica sobre o porquê dessa “revolta dos anticorpos”. Não é culpa sua, nem da sua mãe, nem da sua alimentação,nem da sua vida sedentária, nem da sua vó que tinha, nem nada, não existe um culpado. Isso acontece aleatoriamente, não tem uma regra, por isso é muito comum, como no nosso caso, NINGUEM MAIS DA FAMÌLIA TER DIABETES… não é hereditário, não passa de pai pra filho, não pega. POR FAVOR….

PRECISA DE INSULINA DESDE O PRIMEIRO DIA – e isso não tem nada a ver com estar controlada ou não !!! Se as células que produzem insulina estão morrendo, quem irá produzir a insulina? NINGUÉM… por isso temos que dar um jeito de fornecer insulina pra esse organismo. De que forma???????? INJEÇÕES ! Essa é a única forma, por enquanto, da insulina ser colocada no organismo. COMPRIMIDOS não são insulina. Eles tem outra função. E outra… não adianta tirar os alimentos da pessoa, sem alimento, a pessoa morre, certo? Sem insulina pra colocar aquele “alimento” pra dentro das células, a pessoa também morre! Portanto a matemática é bem simples! DIABETES TIPO 1 = APLICAÇÕES DE INSULINA. Por seringas, canetas, bomba de insulina, como achar melhor. Mas não tem outra alternativa ainda, ok? AINDA !!! Hoje, a insulina é sua melhor amiga, a mais barata e mais acessível. Deixem os transplantes, e encapsulamentos e etc etc etc pros médicos estudarem, mas acompanhem, não enlouqueçam, usem e abusem da insulina que está aí pra ser usada e te manter VIVO E SAUDÁVEL.

TÃO NOVINHA E TÃO MAGRINHA – Você está confundindo as coisas. Diabetes tipo 1 não tem idade apesar da grande maioria ser diagnosticada na adolescência ou infância. O diabetes que acontece devido a idade mais avançada e obesidade é o tipo 2 – então, pelo amor, quando conhecer uma criança diabética, NÃO DIGA:> Ó TADINHA, TÃO NOVINHA E TÃO MAGRINHA….. você está sendo terrivelmente ignorante. E também não fique aí pensando que a criança tem diabetes por falta de cuidado dos pais, ok? A culpa é dos anti-corpos que enlouqueceram…. (agora, se uma criança ou adolescente está tão obeso a ponto de ter diabetes tipo 2, aí sim podemos conversa, e MUITO, sobre os culpados !)

PODE COMER DE TUDO – Sim. De tudo. Não tudo o tempo todo. De tudo. Com responsabilidade. Como todos deveriam comer. Podem fazer a contagem de carboidratos ou não. A contagem é um método que auxilia na hora de calcular a quantidade de insulina a ser aplicada em cada refeição. Acaba facilitando no dia-a-dia pois você não segue uma tabela com intervalos de glicemia apenas para corrigir. A alimentação tem um papel de extrema importância na variação da glicemia, e entender o que os alimentos são capazes de fazer no seu corpo te ajuda a melhorar o seu controle. Por exemplo, seu filho está com a glicemia 250. Pela tabela do seu médico você aplica 1u, e ele almoçou. Depois do almoço a glicemia dele estava 100. Maravilha, deu certo. No dia seguinte seu filho está novamente com a glicemia 250. Você novamente aplica 1u seguindo a tabela que eu médico deu e ele almoçou, só que hoje, ficou 290 após o almoço. E aí? Você já fica toda desesperada, por fez o que o médico mandou e num dia deu certo e no outro não? Só que vc esqueceu que no primeiro dia ele comeu arroz, feijão, salada e frango e no dia seguinte um prato de macarrão com molho e um pedaço de pão !!! É aí que a contagem de carboidratos vai te ajudar. A tabela de intervalos de glicemia pra correção funciona bem na lua de mel, mas depois disso, é tiro no escuro. Um dia funciona, outro dia não. ENTÃO VOCÊ, MEU CAMARADA, QUE VÊ UMA CRIANÇA DIABÉTICA NUMA FESTA, COMENDO BRIGADEIRO, ENGOLE A LINGUINHA, TÁ !!! Fica na sua e não fala nada. Pode ter certeza que a mãe dessa criança sabe bem o que está fazendo, e as crianças NÃO SÃO PROIBIDAS DE COMER NADAAAA….. a proibição gera o que??? MAIS VONTADE !! Lembrem disso.

COMPLICAÇÕES – As chances de um diabético tipo 1 ter complicações é mínima. Por diversos fatores, alguns até que eu não saiba, maaaas…. acredito que quanto mais cedo descobre-se o diabetes, mais cedo os hábitos mudam, e a criança passa a incorporá-los de maneira mais natural. Cresce sabendo que tem que se cuidar, sabendo da importancia de uma vida saudavel, com alimentaçao balanceada, exercícios físicos. Pessoas que sofrem as complicações do diabetes certamente não se cuidaram, ou não estavam atentos aos sintomas e deixaram o tempo passar. O organismo precisa de anos e anos com a glicemia ELEVADA pra começar a se deteriorar. Não vai deixar isso acontecer com você? Acho mais justo dar um tiro na testa e morrer mais rápido!

DIABETES É UMA SEGUNDA CHANCE DO UNIVERSO PRA VOCÊ ACORDAR PRA VIDA E TOMAR UMA ATITUDE. SEGUNDA CHANCE DE TER UMA VIDA SAUDÁVEL.

Segue aqui o último episódio da série.



Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário