Dez maneiras de melhorar suas glicemias

Olá, pessoal

Li esse artigo aqui do Wil Dubois, do site DLife, e achei muito bacana. Então vou tentar fazer uma versão para vocês... Digo versão porque pra ser tradutora eu ainda preciso melhorar e muito o meu inglês.

O texto dele é sobre maneiras de melhorar o seu controle glicêmico. São dez dicas que eu acredito que devem funcionar. São elas:

1) Teste, Não Advinhe

Quem nunca pensou: "ah, deve estar uns 100, só comi uma banana pequena"? Vira e mexe, a gente tende a dar uma de glicossímetro ou advinho, vai saber. O que o Wil ressalta é que temos que medir a glicemia sempre e também que mesmo quando os números não são o que esperamos, não podemos nos abater e desistir.

2) Nada de comida monocromática

Aqui eu sempre lembro de uma colega de trabalho que só come comida amarela. Quando íamos almoçar o prato dela tinha batata, milho, ovo e por aí vai. Gente, comida tem que ser colorida. Cada cor tem seu nutriente e não comer todas as cores significa não se alimentar de todos os nutrientes. O Wil dá uma dica bacana: tente se limitar a apenas uma porção de carboidrato por refeição. E é fácil reconhecê-los: em sua maioria são brancos, com alguns amarelinhos por aí!

3) O Mundo "E"

É isso mesmo que você deve estar pensando: exercícios. Tá, é difícil, para alguns, como eu, muuuitooo difícil. Mas como o autor do original diz, não precisa comprar aparelhos de ginástica ou fazer um plano anual na academia. Um volta no quarteirão, trocar o elevador pelas escadas, ou ainda estacionar longe da porta de onde você está indo. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

4) Perca peso

Se você está acima do peso, vale o esforço. De acordo com o site, perder 7% do seu peso vai melhorar e muito a sua resistência à insulina, além é claro de diminuir as glicemias mais altas. Vale dar uma atenção!

5) Finja que você está em um restaurante bacana

Qual é a primeira coisa que servem em um bom restaurante? Entrada! Que normalmente é: salada! Quer coisa mais saudável? Elas tem baixas calorias e carboidratos. Sem falar que comendo uma saladinha antes do prato principal, você muito provavelmente não vai comer tanto depois.

6) Comece a beber...

ÁGUA! Ou bebidas zero! E muita! Primeiro porque faz bem e também porque ajuda a controlar a fome...

7) Pergunte para o seu médico se um cachorro é bom para você

A pergunta parece doida, mas o raciocínio do autor não é não. Ele afirma que donos de cachorros são mais ativos do que quem não tem um animal de estimação. Isso porque os bichinhos praticamente imploram por um passeio, por uma brincadeira... Ou seja, te tiram da zona de conforto.

8) Fique de olho nos remédios que toma

E aqui ele não está falando dos remédios da diabetes não, mas sim de outros remédios que acabamos tendo que tomar por outros motivos. Alguns deles podem aumentar a glicemia ou, pelo contrário, podem baixar e muito. Por isso, quando for tomar um remédio é bom sempre perguntar pro seu médico. Antibióticos, por exemplo, tem essa tendência de aumentar...

9) Mantenha a calma... Relaxe...

Ficar se estressando só vai aumentar a sua glicemia... Tire um tempo pra você, tome um banho de banheira (???? hahahaha), acenda umas velas aromáticas... Qualquer coisa! Eu estou meio na vida super estressada no momento e estou sentindo diretamente nas minhas glicemias as consequências disso... Essa semana voltei a meditar... Já tenho dormido melhor e sei que logo logo as glicemias se normalizam. São dez, quinze minutos que tiro pra mim antes de me deitar... E já tenho me sentido outra pessoa!

10) Deite cedo

Dormir o suficiente é importante para manter as glicemias sob controle... O Wil dá todas as dicas já conhecidas: dormir oito horas, na cama, com tudo desligado e por aí vai. Gente, é importante dormir bem. Eu durmo pouco e aos poucos estou tentando mudar isso. Espero um dia conseguir.

Bom, pessoal, é isso. Espero que tenham gostado e que internalizem algumas dessas dicas. Eu já escolhi três pra me esforçar mais: praticar exercício, relaxar e dormir mais. E você? O que pretende levar para a sua rotina?

Até a próxima!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário